Empresa

A BETA’S QUALITY, desde o início de suas atividades em 1996, tem se dedicado na prestação de serviços de consultoria e treinamento voltados a Sistemas de Gestão


Metodologia

As metodologias utilizadas são aprimoradas, enfatizando-se o envolvimento do cliente no processo de desenvolvimento do Sistema de Gestão

Empresa


Cliente Satisfeito: o grande diferencial

Atualmente, as empresas não devem restringir-se em apenas prestar serviços ao cliente, mas torna-se cada vez mais necessário ultrapassar a obrigação de servir, para realizar a satisfação do cliente, em relação a todos os itens analisados por ele na hora da compra, como qualidade, preço, prazo, entrega, assistência técnica, etc. Isso não é uma tarefa fácil, sendo correto afirmar que o atendimento do cliente é definido pelo fornecedor, mas a satisfação é definida pelo próprio cliente, cujas expectativas e desejos mudam frequentemente.

O consumidor de hoje é um cliente difícil, mas que precisa ser conquistado. Isso requer um cuidado não apenas na fabricação do produto, mas, sobretudo antes mesmo da entrada na matéria prima na fabrica, envolvendo os fornecedores, e até mesmos os fornecedores destes.

Esta estrutura é conhecida como cadeia de valor, e envolve as atividades realizadas dentro das empresas, inclusive as que incluem os elos antecedentes e os elos subseqüentes, que afetam diretamente o desempenho da empresa.

Os elos antecedentes incluem fornecedores, fornecedores dos fornecedores e, assim, sucessivamente, até onde for justificada a relação custo benefício, sendo interessantes alianças logísticas, que possam ser vantajosas tanto para a empresa como para o fornecedor.
Os elos subseqüentes incluem não apenas o cliente imediato da empresa, mas todos aqueles existentes entre a saída do produto da empresa e o consumidor final, como transportadora, distribuidora, armazenadores e intermediários, que podem adicionar o reduzir o valor do produto, implicando diretamente na sua competitividade no mercado.

Um instrumento interessante, utilizado hoje pelas empresas, é as alianças estratégicas, onde duas ou mais empresas passam a agir em conjunto, permanecendo independentes, e onde fornecedores e compradores se sentem sócios de um mesmo empreendimento, com um relacionamento focado na lealdade, confiabilidade e na satisfação do cliente. Havendo uma boa interação entre fornecedores e fabricantes é possível a redução dos custos beneficiando ambas as partes.

Ainda existe uma dificuldade muito grande nos cálculos envolvidos numa cadeia de valor, mas a gestão da cadeia é importante na medida em que permite identificar ações necessárias para uma melhor administração do processo produtivo, traduzindo uma vantagem competitiva, além de indicar o que realmente é importante o que agrega valor ao produto ou serviço oferecido.


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